Não se deixe intimidar pelos termos em inglês usados costumeiramente para falar de jogos de golfe. Muitos desse nomes têm há tempos versões amigáveis em português e a maioria serve apenas para a contagem do jogo.
Golfe é um dos esportes que tem a contagem mais fácil de entender. O jogo é medido em tacadas. Ganha quem completa o percurso estabelecido com o menor número de tacadas.
Não importa se a tacada foi de 300 metros ou mais (acredite, há quem bata a bola nessas distâncias), ou de apenas poucos centímetros, aquela “empurradinha” para colocar a bola dentro do buraco. Tacada é tacada.
Os campos de golfe podem ser de 18 buracos, como em campos oficiais, desses de campeonatos profissionais, que você vê na televisão; de 9 buracos, com existem muitos no Brasil e no mundo; ou mesmo de 6 buracos, tendência do século 21 para muitos novos campos, para deixar o jogo mais rápido para a vida moderna.
No FPG Golf Center | Super Tacada, o campo tem nove buracos curtos, percurso chamado de “executivo”. Nele, você só não bate as tacadas longas, que representam 25% do jogo.
Mas joga tacadas médias e curtas, além daquelas para embocar. Juntas, elas correspondem a 75% do jogo de golfe.
Isso faz com que o campo executivo seja mais do que suficiente para aprender a jogar, treinar e se divertir em competições.
Os campos de golfe têm, de forma geral, buracos de três tamanhos diferentes: pequenos, médios e grandes. Por buraco entenda um local para começar e o percurso até o local onde fica o buraco sinalizado com uma bandeira.
No campo executivo do FPG Golf Center | Super Tacada todos os buracos são curtos, com cerca de 90 metros do local de saída à bandeira, chamados de “par 3”.
Esse “3” significa que você precisa de uma tacada para mandar a bola para a região onde fica a bandeira (green), e mais duas para embocar, sendo uma para aproximar a bola o máximo que conseguir do buraco e outra para embocar (1 + 2 =3). Simples assim.
Nos campos oficiais há ainda buracos de pares 4 e 5. Nos pares 4, de uns 200 até 450 metros, são necessárias duas tacadas para chegar à região da bandeira e soma-se mais duas para embocar (2 + 2 = 4).
E há os pares 5, de uns 450 até 600 metros, onde se precisa de três tacadas para chegar perto do buraco e se soma mais duas para embocar (3 + 2 = 5).
No final de uma rodada, ou de um campeonato onde se joga mais de uma rodada, é fácil saber quem ganhou. Quem deu no total o menor número de tacadas.
E no meio do jogo? Como sei quem está ganhando? Bem, inicialmente é preciso saber que não existem dois campos de golfe iguais. Nem parecidos! Cada um é composto de buracos de par 3, 4 e 5 em quantidades e sequências variáveis.
Assim, se eu terminar o buraco 7 e dizer que estou com 30 tacadas, isso não quer dizer absolutamente nada! Por isso, no golfe, contamos sempre quantas tacadas demos em relação ao par, somando o par dos buracos jogados.
Nesse exemplo, o campo tem, pela ordem, até o buraco 7, buracos de par 5, 4, 3, 3, 5, 3, 4. Logo, o par dos sete primeiros buracos é a soma (5+4+3+3+5+3+4) ou seja 27. Se dei 31 tacadas para completar os sete primeiros buracos deste campo, digo que estou “4 acima do par” (31 tacadas menos o par 27 = +4).
Veja que economizei uma tacada no primeiro buraco (dei quatro tacadas num par 5); daí devolvi essa tacada de vantagem ao jogar 5 no buraco 2, uma a mais do que o par do buraco (4), me mantive no par (0) ao jogar 3 no buraco seguinte, de par 3, e depois comecei a ficar acima do par ao jogar 5 num par 3, e assim por diante. Esse tipo de contagem em relação ao par é usado para qualquer momento do jogo ou quantidade de buracos.
Quem acompanha um jogo ou comenta com os parceiros, pode falar, por exemplo, “joguei 4 acima nos primeiros nove”, ou “estou no par até tal buraco.
Só como referência, os campos tradicionais de 18 buracos têm dez buracos de par 4, quatro de par 3 e quatro de par 5; e a metade disso em cada metade (cinco pares 3, e dois buracos de pares 3 e 5). Isso dá par 72 no total, sendo 36 em cada metade de nove buracos. Mas há campos oficiais variando de par 68 a 73.
No vídeo abaixo (em inglês) você encontra uma explicação detalhada de como se dá a contagem em relação par