Honda Golf Center

Entenda Golfe

Golfe é fácil de entender

 

Não se deixe intimidar pelos termos em inglês usados costumeiramente para falar de jogos de golfe. Muitos desse nomes têm há tempos versões amigáveis em português e a maioria serve apenas para a contagem do jogo.

Golfe é um dos esportes que tem a contagem mais fácil de entender. O jogo é medido em tacadas. Ganha quem completa o percurso estabelecido com o menor número de tacadas.

Não importa se a tacada foi de 300 metros ou mais (acredite, há quem bata a bola nessas distâncias), ou de apenas poucos centímetros, aquela “empurradinha” para colocar a bola dentro do buraco. Tacada é tacada.


 

Tamanho dos campos

 

Exemplo de um campo de golfe com 18 buracos

Os campos de golfe podem ser de 18 buracos, como em campos oficiais, desses de campeonatos profissionais, que você vê na televisão; de 9 buracos, com existem muitos no Brasil e no mundo; ou mesmo de 6 buracos, tendência do século 21 para muitos novos campos, para deixar o jogo mais rápido para a vida moderna.

No Honda Golf Center, o campo tem nove buracos curtos, percurso chamado de “executivo”. Nele, você só não bate as tacadas longas, que representam 25% do jogo.

Mas joga tacadas médias e curtas, além daquelas para embocar. Juntas, elas correspondem a 75% do jogo de golfe.

Isso faz com que o campo executivo seja mais do que suficiente para aprender a jogar, treinar e se divertir em competições.


 

Comprimento e “par” dos buracos

 

Modelos de buracos de par 3 (no alto), 4 (centro) e 5 (abaixo)

Os campos de golfe têm, de forma geral, buracos de três tamanhos diferentes: pequenos, médios e grandes. Por buraco entenda um local para começar e o percurso até o local onde fica o buraco sinalizado com uma bandeira.   

No campo executivo do Honda Golfe Center todos os buracos são curtos, com cerca de 90 metros do local de saída à bandeira, chamados de “par 3”.

Esse “3” significa que você precisa de uma tacada para mandar a bola para a região onde fica a bandeira (green), e mais duas para embocar, sendo uma para aproximar a bola o máximo que conseguir do buraco e outra para embocar (1 + 2 =3). Simples assim.

Nos campos oficiais há ainda buracos de pares 4 e 5. Nos pares 4, de uns 200 até 450 metros, são necessárias duas tacadas para chegar à região da bandeira e soma-se mais duas para embocar (2 + 2 = 4).

E há os pares 5, de uns 450 até 600 metros, onde se precisa de três tacadas para chegar perto do buraco e se soma mais duas para embocar (3 + 2 = 5).


 

Contagem

 

No final de uma rodada, ou de um campeonato onde se joga mais de uma rodada, é fácil saber quem ganhou. Quem deu no total o menor número de tacadas.

E no meio do jogo? Como sei quem está ganhando? Bem, inicialmente é preciso saber que não existem dois campos de golfe iguais. Nem parecidos! Cada um é composto de buracos de par 3, 4 e 5 em quantidades e sequências variáveis.

Assim, se eu terminar o buraco 7 e dizer que estou com 30 tacadas, isso não quer dizer absolutamente nada! Por isso, no golfe, contamos sempre quantas tacadas demos em relação ao par, somando o par dos buracos jogados.

Nesse exemplo, o campo tem, pela ordem, até o buraco 7, buracos de par 5, 4, 3, 3, 5, 3, 4. Logo, o par dos sete primeiros buracos é a soma (5+4+3+3+5+3+4) ou seja 27. Se dei 31 tacadas para completar os sete primeiros buracos deste campo, digo que estou “4 acima do par” (31 tacadas menos o par 27 = +4).

Veja que economizei uma tacada no primeiro buraco (dei quatro tacadas num par 5); daí devolvi essa tacada de vantagem ao jogar 5 no buraco 2, uma a mais do que o par do buraco (4), me mantive no par (0) ao jogar 3 no buraco seguinte, de par 3, e depois comecei a ficar acima do par ao jogar 5 num par 3, e assim por diante. Esse tipo de contagem em relação ao par é usado para qualquer momento do jogo ou quantidade de buracos.

Quem acompanha um jogo ou comenta com os parceiros, pode falar, por exemplo, “joguei 4 acima nos primeiros nove”, ou “estou no par até tal buraco.

Só como referência, os campos tradicionais de 18 buracos têm dez buracos de par 4, quatro de par 3 e quatro de par 5; e a metade disso em cada metade (cinco pares 3, e dois buracos de pares 3 e 5). Isso dá par 72 no total, sendo 36 em cada metade de nove buracos. Mas há campos oficiais variando de par 68 a 73.

No vídeo abaixo (em inglês) você encontra uma explicação detalhada de como se dá a contagem em relação par

× Como posso te ajudar?